BRASILIA3.jpg

Brasilia - DF

A capital da esperança

Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.

Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília é palco de intensas transformações e repleta de diversidades, tanto do ponto de vista econômico, em relação à distribuição de renda, quanto do ponto de vista social, ao se analisar a população que contempla a capital e todo seu entorno, nas regiões administrativas.

 

Em 1956, essa busca pelo desenvolvimento e pela modernização ganhou novos rumos com a chegada de Juscelino Kubitscheck ao posto de presidente do Brasil. Tendo como uma de suas marcas a modernização, JK, como era mais conhecido, tinha a ambição de executar o projeto “50 anos em 5”. Segundo esse ambicioso slogan, cada ano de seu governo representaria um avanço de dez anos na sociedade e na economia da nação.

Muitas vezes, esse tipo de projeto é marcado pela realização de grandes obras e construções que comprovam o que é anunciado. No caso de JK, a transferência e a construção de uma nova capital foi uma das ações de maior notoriedade e impacto de seu governo. Contudo, a ideia não era original. Em vários momentos foi cogitada a mudança da capital do país para o interior.

BRASILIA9.jpg

Brasília

capital da esperança

Patrimônio da humanidade!